História

Foi de acreditar na fantasia

e no nosso poder mágico de transformá-la em realidade,

que o arvoredo nasceu.


E, de crer para criar, o passo foi de dança, de movimento, de voo,

de um grupo de pessoas que se abandonou ao sonho,

até pousar com firmeza na Terra, na Água, no Ar e no Fogo.

Início em maio de 1977

Nasceu em maio de 1977, com a preocupação de ser um contraponto ao momento histórico brasileiro, no qual era vedado às pessoas o direito de ser, de crescer e se expressar livremente.

Criado por:

  • Beatriz Pinheiro
  • Célia Marisa C.Campana
  • Luzia Aoki Yaiko
  • Márcia Pinheiro

Objetivo:

Possibilitar, às pessoas, um desenvolvimento integrado e harmonioso de suas capacidades e possibilidades como seres humanos.

Nasceu como um convite às pessoas de serem elas mesmas, de experimentarem e explorarem suas capacidades e possibilidades, saindo assim da imobilidade que se instalou naquela época, para se assumirem como pessoas inteiras, únicas, conscientes, criativas e responsáveis por elas mesmas e por sua comunidade.

Desenvolvimento Institucional:

Tendo começado o primeiro ano trabalhando com crianças, o arvoredo ampliou-se para várias áreas já a partir de seu segundo ano de vida – terapeutas, educadores, pais, profissionais de todas as formações e empresas. Até 1996 a equipe fez inúmeros grupos, em diversas áreas, para adultos e empresas, além dos grupos permanentes de Crianças e Jovens.

A Criatividade foi a primeira área de desenvolvimento trabalhada pela equipe, com sua metodologia e didática específicas, o que atraiu grande número de pessoas e empresas na época.

Ampliação da Percepção, Criatividade, Formação arvoredo, Pedagogia arvoredo, Relações Pais/Filhos, Grupos de Pais, Grupos de Mães, Escrita, Comunicação Verbal, Comunicação Não-Verbal e Dinâmica de Grupo.

A partir de 1996, multiplicou-se em duas empresas distintas: o Agapanto – Grupo especializado em Educação (para crianças, pais e educadores) e o arvoredo – assessoria em desenvolvimento (para profissionais diversos e empresas)

O Agapanto - Grupo Especializado em Educação funcionou até 2001, quando a equipe passou a atuar em projetos pontuais, com crianças e adolescentes, utilizando a metodologia arvoredo

Contato: mcbrum@gmail.com (Cristina Duarte) e g.leonardi@uol.com.br (Gil Leonardi)

Entre 1996 e 2000, a equipe arvoredo concentrou suas atividades em 5 áreas:

Projetos de assessoria em desenvolvimento, subsidiando os departamentos de Recursos Humanos das empresas em trabalhos de Team building, Channeling, treinamentos específicos e Coaching.

Trabalhos nas áreas de especialização da equipe: ampliação da percepção, criatividade, expressividade, comunicação verbal e não-verbal e dinâmica de grupo.

Formação arvoredo, Expressão Oral (Falar fácil), Escrever Fácil, Comunicação Verbal, Comunicação Não-Verbal, Processos Criativos, ExStress, Coaching com foco em fenômenos de Grupo e Coaching com foco em Criatividade

Desenvolvimento Pessoal, através da Metodologia Arvoredo, Coaching Executivo, Coaching Gerencial e Personal Coaching

A equipe sempre atuou em estudos e pesquisas, apresentando trabalhos em simpósios e congressos nacionais e internacionais, proferiu um sem número de palestras, produziu vários audiovisuais, promoveu exposições de arte, publicou trabalhos e tem livros a publicar.

Em abril de 1999, Beatriz Pinheiro publicou o livro “O Visível do Invisível”, sobre a Comunicação Não-Verbal na Dinâmica de Grupo, reeditado em 2003 pela Editora Casa do Psicólogo.

 

Desenvolvimento Institucional:

Ao final de 2000, inaugura uma nova área de trabalho: o arvoredo e-training, com um produto inovador de Formação de Lideranças, o programa multimídia “Coaching – Posturas fundamentais de um Coach”.

Em dezembro de 2002, lança a coleção de Soft Training “arvoredo – pra você ouvir no carro..” Série Empresa.

Em março de 2004, cria uma nova dinâmica de apresentação de um tema: A Flash Discussion, sendo a primeira sobre a multiplicação do conhecimento dentro das organizações.

Em outubro de 2004, apresenta o Projeto Navegador, sob a direção de Bruno Zietemann, trabalho de construção de um nautimodelo, um momento de reencontro da pessoa consigo mesma e com o prazer da realização de um projeto.

Em novembro de 2004 é feita uma parceria com a FIA – Fundação Instituto de Administração, para dar início, em fevereiro de 2005, ao primeiro curso de Formação em Coaching(O Líder/Coach), dentro do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas – PROGEP - da FIA, sob a coordenação do Prof. Joel Dutra – FEA/USP. O curso usa o programa multimídia do arvoredo, como recurso em sala de aula.

Em agosto de 2005, apresenta o Projeto Nossa Escultura, sob a direção de Gustavo Freiberg, um trabalho de construção coletiva que promove a integração dos profissionais de uma empresa e sua expressão através de uma escultura.

 

Em junho de 2010, foi lançado o livro “arvoredo – um jeito brasileiro de fazer educação” que conta a história de mais de 30 anos do arvoredo, tendo encartado um CD que contém: o curriculum do arvoredo de 1977 a 2009, a pesquisa feita com participantes dos mais diversos trabalhos feitos pelo Arvoredo que embasou o livro, a Apresentação Institucional, Textos e outras preciosidades.

Desde 2001, as atividades de implantação da Formação de Liderança/Coach nas mais diversas empresas, apoiado no programa multimídia “Coaching – Posturas fundamentais de um Coach”, com excelentes resultados de contínua transformação de pessoas e organizações, só faz crescer o know-how da equipe arvoredo em Coaching. Somem-se aí os ótimos resultados da Formação em Coaching (O Líder/Coach) arvoredo/FIA, em oito turmas consecutivas, colocando o arvoredo hoje num dos primeiros lugares de experiência nesta área.

Assim, em 2012 o arvoredo assume sua vocação de polo transformador, bem marcada em toda a sua história, comprovada por depoimentos de inúmeras pessoas e organizações, e inicia uma nova área de trabalho denominada Arvoredo Transforma. Nela serão apresentados seus produtos e metodologia que possibilitam crescimento e desenvolvimento a todos que dela se utilizarem.

Também em 2012, inicia-se um livro cujos capítulos serão entregues bimestralmente no site do arvoredo, sobre os temas nos quais a equipe vem trabalhando há tantos anos, Coaching e Formação de Liderança/Coach (escrito por Beatriz Pinheiro com a colaboração de Vivian Broge e João Luiz Pasqual).

Copyright © arvoredo.com.br. Todos os direitos reservados / All rights reserved.